quarta-feira, 23 de novembro de 2016


FAMÍLIA GIANELLINA em Tempo de ADVENTO!

Fecharam-se as “Portas Santas” do Ano da Misericórdia, 
abriu-se o Ano Mariano!

Vem aí o tempo litúrgico do Advento 
e as cidades já se vestem de luzes e cores!

Um pouco antes de ser fechada a “Porta Santa” do Ano da Misericórdia (20 nov.), abriu-se o Ano Mariano (12 out.).
É interessante: encerrou-se o tempo oficial da misericórdia, marcado pela Igreja, mas continua o tempo de fazer práticas misericordiosas, marcado pelo Evangelho!
É significativo: como não é fácil ser “misericordiosos como o Pai” no cotidiano, MARIA vai à nossa frente despertando corações e mentes para o seguimento de Jesus, abrindo outras portas e novos caminhos.
É animador: com MARIA contamos como mãe e companheira nessa travessia espiritual. É com ela que nos abrimos para o Tempo do Advento, preparando-nos para mais um Natal de Jesus. Como? Do jeito dela: ouvindo, guardando, meditando a Palavra de Deus e agindo de acordo com essa Palavra.
Na Palavra de Deus, mais do que verdades completas, buscamos fragmentos de vida que nos ajudem a viver melhor, a responder melhor à nossa vocação de ser humano, porque a Palavra é um incremento de vida em nós e nós somos “sílabas” dessa Palavra!’’ (1)
 Advento é tempo de concretização da Palavra em cada pessoa que acredita que “o Verbo divino se fez carne e habitou entre nós!”(2) Advento, tempo de crer que “Deus vem e faz florescer a vida em todas as suas formas”. (3)


Se as cidades já se apressam a enfeitar-se de Natal, por que não nos imbuirmos também do espírito natalino, abrindo portas e corações ao Deus que se faz humano? Por que não pintamos o tecido do nosso cotidiano com as cores do Advento? Por que não multiplicamos sinais de esperança cristã?

Neste tempo de preparação para o Natal, queremos acolher a Palavra divina que se encarnou e nos fala “palavras de vida eterna” que dão sentido de eternidade a tudo o que temos de bom no coração!
Na escola de Maria, “gruta abençoada”, aprendamos as lições do presépio de Belém!
Saudações e votos de feliz tempo de Advento!
Neiva Moresco, fmh




[1] Cf. Ermes Ronchi em “Sulla soglia della vita”  – Paulus, 2008
[2] Jo 1, 14.
[3] Giovanni Vannucci

2 comentários:

  1. Tenho acompanhado todos os assuntos aqui postados. O que serve muito para engajar-me cada vez mais na FG. Obrigada por compartilhar conosco o Espírito Gianellino.Um abraço. Nidia

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado todos os assuntos aqui postados. O que serve muito para engajar-me cada vez mais na FG. Obrigada por compartilhar conosco o Espírito Gianellino.Um abraço. Nidia

    ResponderExcluir