quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Luz da Fé!

Lâmpadas - Luz

Apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
Entre um “dia 21” e outro, apagaram-se algumas “lâmpadas” que, durante 70, 80, 90 anos estiveram acesas no caminho da Família Gianellina: morreram algumas Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto e pessoas a elas ligadas... Outras diminuíram seu ritmo de trabalho, continuam enfermas...
Apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
Aumentam a cada dia os desafios de remanejo de pessoas, de melhor serviço, de multiplicidade de tarefas... Aumenta a necessidade de presenças generosas... porque a missão continua!
Apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
É a partir dessa experiência gianellina de pequenez e grandeza, de limites e superação, de fragilidade e força, de perdas e ganhos que chego aos membros da Família Gianellina com esta Mensagem do “dia 21” do mês vocacional 2013.
Busco inspiração no tempo de Graça que estamos vivendo – o Ano da Fé – e faço circular algumas idéias da Encíclica “Lumen fidei” – “A Luz da fé”, escrita a quatro mãos e a dois corações, por Bento XVI e o Papa Francisco.
Queremos VER melhor o caminho e caminhar melhor, com a presença do Deus que “permanece conosco” (cf. Lc 24,29).
Quem acredita vê; vê com uma luz que ilumina todo o percurso da estrada, porque nos vem de Cristo ressuscitado, estrela da manhã que não tem ocaso (Lf 1)
A fé, que recebemos de Deus como dom sobrenatural, aparece-nos como luz para a estrada orientando os nossos passos no tempo (Lf 4).
Se acreditares, verás a glória de Deus (Jo 11,40). [...] ... a fé aparece como um caminho do olhar... (Lf 30).
Sendo agosto o mês vocacional no Brasil, aproveitamos para renovar-nos vocacionalmente e, além de pedir aumento de vocações, por sugestão de S. Antônio Gianelli, pedimos “aumento de vocação”, encorajamento na vocação, dilatação do coração para a solidariedade, alargamento dos espaços da missionariedade.
A fé é a resposta a uma Palavra que interpela pessoalmente, a um Tu que nos chama por nome (Lf 8).
A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir um grande chamado – a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade (Lf 53).
Quem recebe a fé descobre que os espaços do próprio “eu” se alargam, gerando nele novas relações que enriquecem a vida (Lf 39).
Pensando nas lâmpadas humanas que se apagam a cada dia no mundo todo... e também no nosso pequeno mundo, renovamos nossa confiança na vida, porque apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
A fé ilumina a vida social: possui uma luz criadora para cada momento novo da história, porque coloca todos os acontecimentos em relação com a origem e o destino de tudo no Pai que nos ama (Lf 55).
[...]... até a morte fica iluminada, podendo ser vivida como o último chamado da fé, o último “Sai da tua terra” (cf. Gn 12,1), o último “Vem!” pronunciado pelo Pai, a quem nos entregamos com a confiança de que Ele nos tornará firmes também na passagem definitiva. (Lf 56)
Apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
Como seres históricos, vivemos experiências de finitude e mudanças no dia a dia... Acabam-se forças... Acabam-se projetos... Acaba-se o tempo da vida terrena... Diminuem possibilidades para algumas coisas... Mas, abrem-se novas brechas para a passagem da Luz pelos nossos caminhos... Surgem outras alternativas de missão, novos espaços de caridade evangélica vigilante... novos jeitos de viver plenamente a própria Vocação e qualificar o Serviço.
A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas a lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho.
Ao homem que sofre, Deus não dá um raciocínio que explique tudo, mas oferece a sua resposta sob a forma de uma presença que o acompanha, de uma história de bem que se une a cada história de sofrimento para nela abrir uma brecha de luz. (Lf 57).

Pode-se cantar:
Deixa a luz da fé entrar... Deixa a luz da fé entrar...
Abre bem as portas do teu coração e deixa a luz da fé entrar!

Apagam-se lâmpadas, mas a LUZ continua acesa!
Acreditei e por isso falei” (2Cor 4,13), diz o apostolo Paulo (Lf 56)... por isso escrevi esta mensagem, digo eu, ao chegar à Família Gianellina com meu abraço e os melhores votos de felicidade e fidelidade no caminho!
Neiva Moresco, fmh