sábado, 2 de julho de 2011

FESTA DA MÃE DA FAMÍLIA GIANELLINA

Hoje, 02 de julho,

é "dia D" para a Família Gianellina: festa da Padroeira, NOSSA SENHORA DO HORTO.
É dia de agradecer de coração por todas as graças divinas que recebemos por intercessão de MARIA.
É dia de estar em comunhão mais intensa com os inúmeros devotos de Maria sob o título de "Nossa Senhora do Horto".
É dia de festejar a graça de ter MARIA como Mãe que ajuda cada filho e cada filha a ser um "horto" bem cultivado e florido nos jardins do mundo.
É dia de, em algum momento, dirigir-se a MARIA e rezar:
"Virgem do Horto, mãe nossa querida!
Vem, Virgem santa, vem nos amparar.
Somos teus filhos e peregrinamos.
Ergue tua mão pra nos abençoar!"


MENSAGEM À FAMILIA GIANELLINA
Estando em CHIAVARI (Itália), cidade em que se encontra o Santuário da Virgem do Horto, a Superiora Geral do Instituto das Irmãs do Horto, Ir. Terezinha Maria Petry, envia sua MENSAGEM aos membros da FAMILIA GIANELLINA.

02 de julho - Festa de Nossa Senhora do Horto

“Façam o que Ele lhes disser.” Jo 2,5
Caríssimos,
no dia em que celebramos a festa de Nossa Senhora do Horto, inspiradora da nossa Família religiosa, com alegria lhes anunciamos a convocação de um Capítulo Geral Extraordinário, que se realizará em Pamplona/Espanha, de 22 de junho a 10 de julho de 2012.
O Capítulo terá como objetivo a aprovação do texto das Constituições renovadas que, neste ano, cada comunidade religiosa está empenhada em estudar, aprofundar e avaliar.
No pensamento de Gianelli as Constituições são, para as suas Filhas, como um segundo Evangelho.
Desejamos que esse evento, importante para nós como Instituto, mas também para a Igreja toda, seja iluminado pela presença e proteção de Maria, Mãe e Mestra da Família Gianellina, força e luz na partilha de carisma e missão, guia e modelo da nossa vida.
Para percorrer o itinerário de fé que esse Capítulo exige, queremos ter Maria perto de nós, para que nos ajude a radicar-nos em Cristo e a acolher e realizar quanto, ainda hoje, Ele pede à nossa Família religiosa.
Por isso, acolhamos o convite da Virgem: “Façam o que Ele lhes disser”, apoiadas pelas palavras de Gianelli: “Como nas bodas de Caná não faltou o vinho porque a Mãe de Jesus estava lá, assim a vocês não faltarão nem a graça, nem a misericórdia de Deus, se se confiarem a Maria, buscarem a sua proteção, a sua ajuda. Ela nos diz: Andem, andem com coragem e não tenham medo. Vocês não estão sozinhos! Eu estarei com vocês: com Jesus, meu Filho, farei chover tanta graça... O meu Filho lhes ordena: Andem, obedeçam, eu cuidarei de tudo. Qualquer coisa que Ele possa lhes dizer, façam...”.
Cada Capítulo é sempre um evento de graça, um tempo pascal de alegria e de comunhão, no qual nos pomos à escuta da voz do Espírito. Justamente por isso, pedimos a cada um/a de vocês a proximidade e a oração, que se faz invocação ao Pai para que, através do estudo e a aprovação do novo texto das Constituições, sejamos capazes de expressar, com vigor sempre crescente, o carisma da caridade evangélica vigilante.
Santo Antônio Gianelli nos proteja nesse caminho, interceda por nós a Madre Catarina Podestà – ela que, no início de nosso Instituto, não mediu esforços para obter a aprovação das Constituições - e Ir. Crescência Perez que, esperamos, em breve será contada entre os Bem-aventurados.
Enquanto lhes agradecemos, acompanhamos a todos/as através da oração e da fraternidade.
Na Trindade, uma cordial saudação.
Ir. Terezinha Maria Petry
Superiora Geral e Conselho
Chiavari, 02 de julho 2011


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia 21, dia sagrado para muita gente!

Família Gianellina em Oração
em Dom Pedrito/RS, no dia 21 de junho 2011,
fortalecendo os laços dos Educadores
na Mística de Santo Antônio Gianelli,
Santo de todos os tempos!





Oração


Deus de sabedoria infinita, Tu comunicas o teu projeto de salvação e sempre o renovas na originalidade de cada criatura, pleno de paciência misericordiosa e pedindo conversão urgente.
A luz do teu Espírito nos ilumine na orientação dos recursos e energias de cada pessoa para o gosto de praticar o bem, dentro de um Projeto Gianellino de vida, à Tua medida.
O Mestre único, o teu Jesus, é exemplo perfeito da tua surpreendente pedagogia.
Como Ele, saibamos desenvolver e sustentar as forças interiores de cada ser humano, em ordem a sua autonomia e liberdade.
Animados pela tua fortaleza, saibamos antecipar e prevenir, formando consciências fortes, pautadas por valores firmes e Princípios Gianellinos, responsáveis pelo seu dever.
Concede-nos a graça de conduzir aqueles que nos confiaste ao centro onde moras em cada um e à profundidade de sentido que a opção da fé oferece.

Que habite em nós, pelo teu Espírito, e pelo exemplo de Gianelli:
- um amor exigente e capaz de esperar,
- um amor integral e capaz da gratuidade,
- um amor sincero e capaz de dizer não,
- um amor afetuoso e capaz da autoridade,
- um amor sacrificado e capaz da alegria.

Faze-nos, pela contemplação da Obra Gianellina, educadores atentos às mudanças, formadores do sentido crítico e ponderado, presente em pessoas preparadas para enfrentar as exigências atuais com serenidade criativa e abertura solidária.

Que, em todos os tempos e espaços da Escola, as nossas atitudes tenham
a fidelidade de Gianelli... os nossos gestos tenham
a amabilidade e confiança de Gianelli... os nossos critérios tenham
a amorosidade de Gianelli.


E, na riqueza humana de Gianelli,
teceremos nossa prática no cotidiano escolar,
refletida na afetividade, força, determinação
e compromisso na Missão de Educadores Gianellinos.
Amém!


Dia 21 de cada mês,
Dia da Família Gianellina!
Na Escola N. Sra. do Horto, em Dom Pedrito, educadoras apresentam Gianelli aos alunos como exemplo do seguimento de Jesus... a Equipe Diretiva faz uma pausa em seus trabalhos e se põe em oração... pequenos e grandes se reunem na Capela para momentos de oração...





GIANELLI MISSIONÁRIO
suscitando NOVOS MISSIONÁRIOS
para o REINO DE DEUS!