quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NATAL hoje... aqui...

Como Maria e José, somos chamados, não para um “recenseamento” numérico a fim de ver quantos somos, mas para “dar à Luz” um novo jeito de ser e agir no mundo.
Cada um vem de sua cidade, que é sua casa, sua realidade, e para lá retorna, levando os resultados da experiência de encontro com outros caminhantes.
Estamos lutando pelo advento de um novo tipo de Vida Religiosa Consagrada; queremos o nascimento de um novo jeito de ser comunidade; sonhamos transformar cada ambiente e cada coração numa “gruta de Belém”, simples e aberta, onde nasce, cada dia, o Salvador, “Verdade e Vida”.
O “edito” da Palavra de Deus e a “estrela” das novas gerações e dos novos tempos nos desafiam a sair da nossa “gruta”, às vezes fechada e pequena, e “pôr-nos a caminho” do novo, do diferente, do melhor.
Podemos ser como os “Magos”, sempre em busca, em movimento... ou como os “Pastores”, atentos, presentes e dedicados... Se não tivermos “ouro, incenso e mirra” para oferecer, façamos nosso trabalho com o amor vigilante dos pastores das montanhas.
Para que o Natal aconteça nas nossas vidas, no dia-a-dia, precisamos ter algumas atitudes evangélicas:
- a de Maria: guardar tudo no coração para meditar...
- a dos Anjos: anunciar a Boa Nova que salva...
- a dos Pastores: estar sempre no serviço, vigilantes...
- a dos Magos: seguir a luz, pôr-se a caminho e, se for preciso, até mudar de caminho, para não entrar no “sistema de Herodes”...
Para que seja Natal em cada dia do novo ano, precisamos nos converter de alguns pecados:
- o dos moradores de Belém: negação de lugar para acolher a quem precisa...
- o de Herodes: eliminação de muitos recém-nascidos, por medo de “perder o poder”...
- o do Imperador: preocupação com o “número”, com a “quantidade” de súditos, sem preocupação com a Vida plena das pessoas e o Bem da humanidade.
Que Maria, Mãe de Jesus, nos dê um pouco de sua consciência e liberdade de espírito, a fim de que sejamos capazes de substituir o menino Jesus de gesso, louça ou papel (que não pensa e não fala, não questiona e não compromete, mas também não salva) pelo menino Jesus Gente (que pensa e fala, desafia e compromete, ama e salva).
Que Maria e José nos ajudem a avançar de olhos fixos em Jesus, para que de nossos corações brotem ações em favor da vida e nossas casas e cidades sejam habitadas por cidadãos missionários.
Se o espírito do Natal-Vida, Natal-Caminho, Natal-Verdade nos animar, em nossas realidades será sempre Natal e a história que vivemos será de Salvação, porque construída por Pastores e Magos dispostos a ser presença e avançar por novos caminhos, “de olhos fixos em Jesus”, o Menino do presépio, o Verbo feito carne.
Com esse espírito natalino, daremos “Glória a Deus nas alturas” e anunciaremos “Paz na terra às pessoas de boa vontade”.
Dizendo Feliz Natal, é tudo isso que desejamos uns aos outros, em cada dia no novo ano.