sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Primeiro dia de um novo tempo gianellino!

Dia 21 especial!   Por quê?

É o primeiro dia pós-Capítulo Geral do Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto. É o primeiro dia de um novo tempo! As 38 representantes das Irmãs do Horto, durante 36 dias participaram da “Dança Gianellina” – o 19º Capítulo Geral – em Roma, na Sede geral do Instituto. E nesse grande “salão gianellino”, foram vividos momentos de oração e partilha de vida, reflexão e projeção de caminhos novos, lançamento de ideias e construção de projetos... E todos os membros da Família, espalhados nos cinco Continentes, permaneceram conectados nos acontecimentos, em comunhão com as pessoas, alimentando boas expectativas de futuro, glorificando a Deus que conduz a história por trilhas de salvação. Todos entrando na “Dança quaresmal com esplendor pascal”! (imagem 1)
Durante esses dias, as Irmãs “capitulares” levaram no coração e por escrito os trabalhos feitos pelas bases, em preparação ao grande evento. Por isso, pode-se dizer que todas as FMH participaram das decisões e abraçarão com amor as propostas que ajudaram a construir.
Há alguns anos, o Instituto simbolizou a sua caminhada numa imagem de três mãos desenhando uma à outra, sobre o mundo: era um processo de comunhão e interação. Hoje a Família Gianellina é chamada a "reencontrar-se", sobretudo a "reconstruir-se", a tirar do papel as boas ideias e redesenhar, não apenas as mãos para agir melhor, mas os pés para sair e movimentar-se com generosidade na missão. (imagem 2)
É mais interessante focar horizontes e projetos, não tanto pessoas. Mas os horizontes são apontados e os projetos são concretizados por pessoas. Então, neste primeiro dia de um tempo novo, é justo mencionar pessoas-chave na caminhada da Família Gianellina: a equipe de governo geral que encerrou seu período de serviço e a equipe que foi eleita e já assumiu um novo espaço de missão. Gratidão pela vida doada como cera que se derrete no altar de Deus e nos caminhos da humanidade! Gratidão pelo SIM generoso em favor da Igreja e do Instituto em missão! (imagem 3)
Como Família Gianellina, neste “dia 21” - o primeiro de um tempo novo - queremos acolher o desafio de entrar na DANÇA quaresmal, acendendo luzes e produzindo frutos... criando passos pascais de PROFECIA na COMUNHÃO e ALEGRIA, ao ritmo da AURORA, na grande ESPIRAL da missão Gianellina. (imagens 4 e 5)
Com as bênçãos de Nossa Senhora do Horto e o exemplo de Santo Antônio Gianelli, prosseguiremos no caminho do Evangelho, espalhando centelhas do "fogo missionário" e sementes do Bem. (Imagem 6)
Abraços gianellinos, com votos de abençoada Quaresma, na graça da Ressurreição!
Neiva Moresco, fmh 

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quaresma, Tempo de Graça!

FAMILIA GIANELLINA 
percorrendo TRILHAS QUARESMAIS!