quarta-feira, 11 de junho de 2014

Família Gianellina em oração!

Para a Família Gianellina e Cia.


Sugestão de NOVENA
em preparação 
à FESTA de N. Sra. do HORTO 
23 junho a 01 julho 2014

1º dia – 23 de junho
Virgem do Horto, Mãe nossa querida, vem Virgem santa, vem nos amparar.
Somos teus filhos e peregrinamos. Ergue tua mão prá nos abençoar!

Evangelho: Mt 7,1-5.
Jesus convida a tirar a trave do próprio olho para depois enxergar bem para tirar o cisco do olho do irmão. Julgar rigorosamente nosso próximo significa que desconhecemos a nossa própria fragilidade e nossa condição de pecadores diante de Deus!

Tema do dia
Nossa Senhora do Horto – sua história
Vamos aos inícios da devoção a Nossa Senhora do Horto. Sua origem se encontra em 1493, na cidade de Chiávari, Itália, na região da Ligúria. A epidemia do cólera avançava sobre a região e deixava milhares de mortos aproximando-se perigosamente da cidade de Chiávari. Uma senhora, Maria Turquina, promete à Mãe de Deus que, se sua família e a cidade fossem preservadas da epidemia, ela faria um sinal público de reconhecimento e de fé. Sua família foi preservada e ela manda pintar uma imagem nos muros do horto do capitão, que era um terreno murado, num local onde muitas pessoas passavam. A imagem apresenta a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços em gesto de abençoar o povo. Assim começa a devoção que foi crescendo ao longo dos anos e a imagem foi sendo chamada de Nossa Senhora do Horto, por causa da localização e do muro do terreno.
Em 1610, no dia 02 de julho, um jovem trabalhador passava pelo local, já meio abandonado, rezando suas orações enquanto ia para o trabalho e eis que vê uma luz e, no meio da luz, aparecia uma senhora que se movimentava lentamente, em direção à praça. Ele fica assustado num primeiro momento, mas depois verifica ser a imagem de Maria pintada no muro do terreno-horto. Voltando para casa conta o ocorrido e muitas pessoas retornam ao local, mudam de vida e a devoção e amor a Nossa Senhora do Horto é retomada com novo vigor. Aos poucos é construída uma capela, depois uma igreja e, finalmente, um grande santuário, local de peregrinações, de fé e de conversão de vida. Nossa Senhora do Horto é proclamada padroeira da cidade.
Em 1829, Antônio Gianelli dá origem à congregação das Irmãs Filhas de Maria, na cidade de Chiávari, que vivia uma grande devoção a Nossa Senhora do Horto e, por causa disso, o nome dado à congregação foi de Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto. Foram elas que espalharam a devoção em todos os lugares.

Invocação
Horto fechado, ó Maria, Horto fechado, fonte selada!
Os teus aromas são de paraíso, ó Maria, ó Maria!

Rezar Ave-Marias e/ou fazer preces.

Oração
Ó Maria que, por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
____________________

 2º dia – 24 de junho
Horto Fechado, fonte selada é teu coração, Maria!
Mais fúlgida que o sol, mais fragrante que as flores, mais formosa que a rosa e mais cândida que o lírio, és tu, ó minha Mãe, ó Maria!

Evangelho: Lc 1,57-66.80 - Festa da natividade de S. João Batista.
A mão do Senhor estava com João Batista! O nome de João (Deus tem piedade) é o sinal que evidencia o projeto de Deus sobre a criança e sua missão.

Tema
 A expressão “Horto fechado e Fonte selada” aplicada a Nossa Senhora.
Na linguagem bíblica, os elementos da natureza são muito usados para expressar a força de Deus, sua presença e sua ação. Horto e fonte nos remetem à natureza...vitalidade...beleza... fertilidade da terra... plantas... flores... germinação de vida nova.
Na Bíblia, encontramos o livro “Cântico dos Cânticos”, que é um conjunto de poemas exaltando o amor e a fidelidade; é uma descrição do amor humano como símbolo do amor divino por seu povo. Para explicar sentimentos e realidades que, por si, são inexplicáveis, a Bíblia usa símbolos da natureza. Em Ct 4,12 lemos: “És um horto fechado, minha irmã, minha amiga, minha esposa; és uma fonte selada”. Este livro não foi escrito tratando de Maria, mas a Igreja relaciona essa expressão bíblica aplicando a ela, como terra fecunda, onde germinou o fruto por excelência, que é Jesus.
Horto fechado: jardim bem cuidado, canteiro trabalhado, pedaço de terra bem cultivado onde as sementes da Palavra e dos desafios de Deus encontraram eco, terreno fértil para produzir frutos. Maria foi toda para Deus e toda para a humanidade.
Fonte selada: manancial de água viva! A caixa d`água foi feita para guardar água. O lago recebe a visita do vento e balança suas águas, mas não sai do lugar. A fonte é o berço da água, é geradora de água, sem guardá-la para si; a fonte é o ponto de partida para a distribuição da água. Maria foi uma fonte: dela jorrou em abundância a vida, que é Jesus. Ela foi uma fonte selada, quer dizer, marcada pelo selo de Deus, pelo sinal do infinito. Sua vida, suas palavras, suas obras atestam a presença do divino no humano, do eterno no transitório.

Invocação
Horto fechado, ó Maria, Horto fechado, fonte selada!
Os teus aromas são de paraíso, ó Maria, ó Maria!

Rezar Ave-Marias e/ou preces.

Oração
Ó Maria que, por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
_______________________

 3º dia – 25 de junho
Glória a vós, ó Virgem bela, de graça divinal!
Ó Virgem Mãe querida do mísero mortal.
Do trono aurifulgente, ao lado do Senhor,
Ouvi a nossa prece de esperança, fé e amor!

Evangelho: Mt 7,15-20.
Nada se parece tanto com um verdadeiro profeta como um falso profeta. Só poderemos perceber sua falsidade por aquilo que produz.

Tema
Ser (= horto) e fazer (= fonte)
Horto fechado: interioridade, cultivo pessoal = SER
Fonte selada: irradiação, testemunho, partilha = FAZER
Ser (horto) e fazer (fonte) são uma dupla dimensão de qualquer pessoa que assume o projeto de Deus que quer construir a paz, que quer transformar a terra dos homens em terra de Deus e de irmãos. Podemos nos perguntar se nossas palavras, nossas ações e nosso modo de ser mostram que somos Horto fechado e Fonte selada de onde brotam coisas boas e fecundas, irradiando vida para os outros? Ser horto e ser fonte significa gerar vida!
Maria, a Mãe de Jesus, cultivou sua interioridade, seu ser: “guardava as palavras do Senhor, meditando-as em seu coração” (Lc 2, 19.51). Ela irradiou sua interioridade, testemunhando grande eficácia em seu agir: “levantou-se e foi depressa à casa de Isabel”...Levantou-se e tomou o Menino e fugiu para o Egito” (Mt 2,13)... Ao perceber que seu filho de 12 anos ficara em Jerusalém, foi à sua procura” (Lc 2,45)... Ao perceber que ia faltar vinho em Caná, foi e falou” (Jo 2,3)... Estava em pé junto à Cruz de Jesus” (Jo 19,25)...Voltou com eles para Jerusalém” (At 1,14)...
Em que situações sou capaz de levantar-me... ir... sair... estar presente.... ficar junto.... fazer alguma coisa?
Temos um grande desafio: fazer da terra em que moramos, do lugar em que trabalhamos, da casa em que vivemos, um horto fechado, uma terra cultivada, um chão produtivo. A terra do nosso ser, do nosso grupo, do nosso círculo de convivência e atuação deve ser uma terra preparada e bem cultivada.
Outro desafio é ser fonte de paz, de acolhida, de alegria na terra em que estamos; fazer jorrar, do horto do nosso interior, a água da paz. Ser fonte selada de onde brotam rios de água viva (Jo 7,38).
Horto fechado: vamos cultivar a terra de nosso coração e de nossa mente para produzir bons frutos!
Fonte selada: vamos distribuir paz, vida, amor, fraternidade, dignidade humana. Não podemos perder as “sementes” boas que temos e que Deus nos Deus para semear e produzir!

Invocação
Horto fechado, fonte selada, é teu coração, Maria! Maria!
Mais fúlgida que o sol, mais fragrante que as flores, mais formosa que a rosa e mais cândida que o lírio, és tu, ó minha Mãe, ó Maria!
Rezar Ave-Marias e/ou preces.

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
______________________
  
4º dia: 26 de junho
Ave Maria, de graça cheia, casta açucena, lírio sem par!
Horto fechado, fonte selada, da santa morada, mansão de paz!
Bendita sois, doce Maria, nossa alegria sois vós!
Bendito o fruto do vosso seio, o Pai mais meigo, Cristo Jesus!
Horto fechado, Santa Maria, Mãe do Senhor!
Os pecadores, a vós vimos e vos pedimos, rogai por nós!
Fonte selada, Horto ditoso, na vossa beleza Deus se compraz!
A vós confiamos a eterna sorte. Mãe, na morte, rogai por nós!

Evangelho: Mt 7,21-29.
Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino do céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai, que está no céu.

Tema
Maria é aquela que sabe transformar um curral de animais na casa de Jesus, com uns pobres paninhos e uma montanha de ternura. Ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas. Como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça. Ela é a missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus. Através dos diferentes títulos marianos, geralmente ligados aos santuários, compartilha as vicissitudes de cada povo que recebeu o Evangelho e entra a formar parte da sua identidade histórica. Muitos pais cristãos pedem o Batismo para seus filhos num santuário mariano, manifestando assim a fé na ação materna de Maria, que gera novos filhos para Deus. É lá, nos santuários, que se pode observar como Maria reúne ao seu redor os filhos que, com grandes sacrifícios, vêm peregrinos para vê-la e deixar-se olhar por Ela. Lá encontram a força de Deus para suportar os sofrimentos e as fadigas da vida. Como a São João Diego, Maria oferece-lhes a carícia da sua consolação materna e diz-lhes: “Não se perturbe o teu coração.[...] Não estou aqui eu, que sou tua Mãe?” (Exortação Apostólica A alegria do Evangelho – Papa Francisco, nº 286).

Invocação
Horto fechado, ó Maria, Horto fechado, fonte selada!
Os teus aromas são de paraíso, ó Maria, ó Maria!

      Rezar Ave-Marias e/ou preces.

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________

 5º dia – 27 de junho Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
Glória, glória à Virgem do Horto! Glória, glória à Virgem do Horto!
Virgem pura, sem mancha e formosa,
Santa Mãe de Jesus Redentor! Santa Mãe de Jesus Redentor!

Evangelho: Mt 11,25-30.
“Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração!“

Tema
“À Mãe do Evangelho vivente, pedimos a sua intercessão a fim de que este convite para uma nova etapa da evangelização seja acolhido por toda a comunidade eclesial. Ela é a mulher de fé, que vive e caminha na fé, e 'a sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constante para a Igreja'. Ela deixou-se conduzir pelo Espírito, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade. Hoje fixamos n’Ela o olhar, para que nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação e para que os novos discípulos se tornem operosos evangelizadores. Nesta peregrinação evangelizadora, não faltam as fases de aridez, de ocultação e até de certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos de Nazaré enquanto Jesus crescia: “Este é o início do Evangelho, isto é, da boa nova, da jubilosa nova. Não é difícil, porém, perceber naquele início um particular aperto do coração, unido a uma espécie de 'noite da fé' – para usar as palavras de São João da Cruz – como que um 'véu' através do qual é forçoso aproximar-se do Invisível e viver na intimidade com o mistério. Foi deste modo efetivamente que Maria, durante muitos anos, permaneceu na intimidade com o mistério do seu Filho, e avançou no seu itinerário de fé.(Exortação Apostólica A alegria do Evangelho – Papa Francisco, nº 287).

Invocação
Virgem do Horto, ó mãe querida, /: és minha vida, dispõe de mim:/!
E quando logre deixar a terra, leva-me ao céu junto de ti!

Rezemos

- Mãe da divina graça, Mãe do Bom  Conselho, Mãe Amável, Mãe admirável, roga por nós, para que cultivemos a graça de Deus; para que nossa vida seja mais de testemunho do que de bons conselhos; para que sejamos amáveis em nossa convivência e possamos realizar obras admiráveis; para que Deus seja glorificado e nosso povo seja evangelizado.

- Mãe do Criador, Mãe do Salvador, Virgem prudentíssima, Virgem poderosa, roga por nós, para que nossa vida seja um hino de louvor ao Criador; para que cada um de nossos gestos seja “salvador”; para que sejamos prudentes em nosso falar e agir, sem sermos acomodados e alienados; para que aproveitemos o “poder” da fé, da amizade, do trabalho, do diálogo, do engajamento no meio do nosso povo, na história de nossa Igreja.

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
___________________________

 6º dia: 28 de junho Celebração do Imaculado Coração de Maria
Maria, ó Mãe cheia de graça, Maria, protege os filhos teus.
Maria, Maria, nós queremos contigo estar no céu!
Aqui servimos à Igreja de teu Filho, sob o teu imaculado coração. Dá-nos a bênção e nós faremos de nossa vida uma constante oblação.
A nossa vida é feita de esperanças, paz e flores nós queremos semear. Felicidade, somente alcança quem, cada dia, se dispõe a caminhar.

Evangelho: Lc 2,41-51.
Sua Mãe conservava no coração todas essas coisas...“
“E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens.”

Tema
“Há um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja. Porque, sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto. N’Ela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes, que não precisam maltratar os outros para se sentir importantes. Fixando-a, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque 'derrubou os poderosos de seus tronos' e 'aos ricos despediu de mãos vazias' (Lc 1,52.53) é a mesma que assegura o aconchego dum lar à nossa busca de justiça. E é a mesma também que conserva cuidadosamente 'todas estas coisas ponderando-as no seu coração' (cf Lc 2,19). Maria sabe reconhecer os vestígios do Espírito de Deus, tanto nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. É a mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas é também nossa Senhora da prontidão, a que sai 'às pressas' (Lc 1,39) da sua povoação para ir ajudar os outros. Esta dinâmica de justiça e ternura, de contemplação e de caminho para os outros faz d’Ela um modelo eclesial para a evangelização. Pedimos-lhe que nos ajude, com a sua oração materna, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos, e torne possível o nascimento dum mundo novo. É o Ressuscitado que nos diz, com uma força que nos enche de imensa confiança e firmíssima esperança: 'Eu renovo todas as coisas' (Ap 21,5)”. (Exortação Apostólica A alegria do Evangelho – Papa Francisco, nº 288).

Invocação
Glória a ti, Virgem santa do Horto! Mãe de amor, branca estrela do mar!
Glória a ti, flor celeste do altar, divina luz do céu!
Eu te imploro uma nesga de luz. Eu te peço uma esmola de amor.
Teu exemplo de cândida piedade guie meus passos a Nosso Senhor!

Rezemos
- Virgem fiel, Espelho de justiça, Sede da sabedoria, Causa da nossa alegria, roga por nós, teus filhos, teu povo, tua Igreja, para que sejamos fiéis aos princípios do Evangelho e à pessoa de Jesus Cristo; para que a justiça esteja presente em nosso ser e agir; para que a sabedoria de Deus nos ilumine e inspire sempre; para que encontremos muitas causas para a alegria e sejamos para os outros motivo de alegria.
- Ave Maria, cheia de graça, cheia de Deus! Santa Maria, Mãe do Redentor, acolhe nossas preces, nossos louvores, nossos pedidos, nossos agradecimentos. Abençoa teu povo, que confia em ti, porque és a nossa auxiliadora, agora e na hora de nossa morte. Amém!

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
__________________

 7º dia – 29 de junho São Pedro e São Paulo Apóstolos.
Maria, Mãe da Igreja, Rainha universal. Modelo de virtude, liberta-nos do mal. Ensina a ser fiel o povo do Senhor, que o mundo se transforme num reino de amor.
Humilde serva, vem nos ensinar por onde ir e como caminhar, servindo a Deus e também o nosso irmão como resposta à nossa vocação.

Evangelho: Mt 16,13-19.
Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade. Pedro será verdadeiramente chefe se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo.

Tema
“Na parábola do semeador, São Lucas refere estas palavras com que o Senhor explica o significado da 'terra boa': 'São aqueles que, tendo ouvido a palavra com um coração bom e virtuoso, conservam-na e dão fruto com a sua perseverança' (Lc 8,15). No contexto do Evangelho de Lucas, a menção do coração bom e virtuoso, em referência à Palavra ouvida e conservada, pode constituir um retrato implícito da fé da Virgem Maria; o próprio evangelista nos fala da memória de Maria, dizendo que conservava no coração tudo aquilo que ouvia e via, de modo que a Palavra produzisse fruto na sua vida. A Mãe do Senhor é ícone perfeito da fé, como dirá Santa Isabel: 'Feliz de ti que acreditaste' (Lc 1,45)”. (Encíclica Lumen Fidei, Papa Francisco, nº 58).

Invocação
Virgem do Horto, Mãe nossa querida, vem, Virgem santa, vem nos amparar!
Somos teus filhos e peregrinamos, ergue tua mão prá nos abençoar!

Rezemos
- Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxilio dos cristãos, roga por nós, teus filhos, teu povo, tua Igreja, para que tenhamos a saúde do corpo e do espírito; para que os doentes se sintam reconfortados; para que os pecadores, que somos todos nós, encontremos em Cristo, o Bom Pastor; para que os aflitos se encorajem e se libertem de suas aflições; para que os cristãos se auxiliem mutuamente na caminhada.
- Rainha dos Apóstolos, roga pelos missionários do mundo inteiro, para que recebam a luz e a força de Deus no seu trabalho de evangelização.

 Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
________________________
  
8º dia: 30 de junho
Ensina o teu povo a rezar, ensina Mãe de Jesus, que, um dia, teu povo desperta e, na certa, vai ver a luz. Que, um dia, o teu povo se anima e caminha com teu Jesus!
Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus, Maria mulher, ensina a teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser.
Maria, Senhora nossa, Maria do povo, povo de Deus, ensina teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus!

Evangelho: Mt 8,18-22.
Para seguir Jesus, a pessoa precisa estar disposta a duas coisas: correr o risco da insegurança sobre o futuro e estar pronta para não adiar o compromisso.

Tema
“Podemos dizer que, na Bem-aventurada Virgem Maria, se cumpre aquilo em que insisti anteriormente, isto é, que o crente se envolve todo na sua confissão de fé. Pelo seu vínculo com Jesus, Maria está intimamente associada com aquilo que acreditamos. Na concepção virginal de Maria, temos um sinal claro da filiação divina de Cristo: a origem eterna de Cristo está no Pai — Ele é o Filho em sentido total e único — e por isso nasce, no tempo, sem intervenção do homem. Sendo Filho, Jesus pode trazer ao mundo um novo início e uma nova luz, a plenitude do amor fiel de Deus que se entrega aos homens. Por outro lado, a verdadeira maternidade de Maria garantiu, ao Filho de Deus, uma verdadeira história humana, uma verdadeira carne na qual morrerá na cruz e ressuscitará dos mortos. Maria acompanhá-Lo-á até a cruz (cf. Jo 19,25), donde a sua maternidade se estenderá a todo o discípulo de seu Filho (cf. Jo 19,26-27). Estará presente também no Cenáculo, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, para implorar com os Apóstolos o dom do Espírito (cf. At 1,14). O movimento de amor entre o Pai e o Filho no Espírito percorreu a nossa história; Cristo atrai-nos a Si para nos poder salvar (cf. Jo 12,32). No centro da fé, encontra-se a confissão de Jesus, Filho de Deus, nascido de mulher, que nos introduz, pelo dom do Espírito Santo, na filiação adotiva (cf. Gl 4,4-6)”. (Encíclica Lumen Fidei, Papa Francisco, nº 59).

Invocação
- Quando teu Filho contigo vier, pra festa da vida fazer:
Ensina-nos, Maria, a fazer o que Ele disser!
Tudo é possível, nas tuas mãos, meu Senhor!
A Eucaristia é teu milagre de amor.
- Quando o vinho do amor nos faltar e a gente ao irmão se fechar.
- Quando na mesa do nosso irmão, faltar água, vinho e pão.
- Quando o serviço ao irmão nos custar, cedendo à preguiça o lugar.
- Quando o homem, em nome da paz, matar o irmão para ter mais.
- Quando a tristeza invadir nosso ser e a vida o sentido perder.

Rezar Ave-Marias ou preces.

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
________________
   
9º dia: 1º de julho
Horto Fechado! Fonte selada! É teu coração Maria, Maria!
Mais fúlgida que o sol, mais fragrante que as flores, mais formosa que a rosa, e mais cândida que o lírio, és tu ó minha Mãe, ó Maria!

Evangelho: Mt 8,23-27.
Senhor, salva-nos, porque estamos afundando! É nos momentos de crise e dificuldades diante do mundo que a comunidade cristã mostra se confia ou não na presença de Jesus em seu meio.

Oração
Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso “sim” perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz, com uma fé inabalável e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora.
Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.
Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino.
Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.
Mãe do Evangelho vivente,manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!
(Exortação Apostólica A alegria do Evangelho, Papa Francisco, nº 288).

Saudação
És, Maria, estrela, que faz sorrir nossas vidas. És do mundo a esperança que busca pela paz. És, Maria, a força daqueles que, nesta vida, procuram com coragem ser sinais do amor de Deus.
Pede por nós, ó Maria, a Jesus Cristo teu Filho, pois Ele é graça e salvação do mundo e dos irmãos.
És, Maria, alegria dos pobres e dos humildes. O que Deus fez de ti nos faz crescer na fé; pois no teu canto dizes: os fortes serão depostos e os pequeninos exaltados pelo amor de Deus.
És, Maria, a ponte do nosso encontro com Cristo. Juntos, numa só voz, queremos te chamar: Mãe, ó querida Mãe, nós somos todos teus filhos e com ternura e com amor queremos te louvar!

Preces espontâneas...

Oração
Ó Maria, que por vossa virgindade fecunda, merecestes ser “Horto fechado e Fonte selada”, reservando vosso coração exclusiva e incondicionalmente para Deus, olhai-nos com amor de Mãe. Pelo amor especial que tendes, qual horto fecundo de graças e salvação, alcançai-nos de Jesus, o Filho que trazeis nos braços, contínua conversão de vida, crescente amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo e solícito amor fraterno. Amém.
_____________________________