quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais um "dia 21"...

Glória no céu e samba na terra! (*)



21 de fevereiro – Dia especial, um pouco diferente de outros “21”: muita coisa parada e muita gente em movimento!
Aproveitando o “grito” que ecoa da grande Festa popular - o Carnaval - chego aos membros da Família Gianellina com os melhores votos de Bem.

Escrevo em verde o que encontrei em alguns enredos e sambas e pode enriquecer esta mensagem. Não são palavras minhas, mas as faço minhas e repasso aos amigos e às amigas de Gianelli: que tudo tenha cheiro de festa e faça bem pra alma e pro coração.

O povo tem sede de felicidade.... e sabe contar histórias que falam de amor, de santos, encantos, magia.... Projeta sonhos na avenida... e a esperança se transforma em festival. Podemos plantar a semente do sonho em verde matiz... riscar poesias em lápis de cor... fazer da nossa vida um destino bordado de inspiração e Iluminado… e, na nossa missão, vestir palavras de fascinação.

Brindando vitórias, o povo se abraça... faz do samba um canto de fé. Não vê quem não quer. Em linda comunhão, tinge sua história de amor e de raça... Muitos vão em busca de seus ideais... forjados na força e na fé. Na riqueza do caminho, a revolução de alma... Na avenida, um banho de alegria!
Comunhão, histórias de amor, cantos de fé, ideais, revolução de alma, banho de alegria: tudo isso pode acontecer na avenida do cotidiano da Família Gianellina, vivido com um estilo dançante!

Gianelli, no seu tempo, teve uma paixão que fez crescer a união, impulsionou seu agir, lançou-o para frente e para longe... Como amigos e amigas de Gianelli, hoje, mantemos vivo o Carisma, chama que aquece o coração... Somos gente que traz no peito um tambor alucinado que leva a amar e entender... se aventurar e renascer... construir um mundo em que a vida é feita pra viver.

Em cada “dia 21” nos conectamos, no desejo de cultivar e reviver nossa raiz... seguir em frente sem desanimar e fazer da vida um grande "festival".... Acreditar que pra sonhar não há limitações: a "roda gira" e traz a solução... Continuar buscando vitórias com inspiração... lavando a alma, salvando vidas...

Em cada “dia 21”, nosso canto ecoa em forma de oração pela Família Gianellina, porque a fé clareia o coração e é imortal a voz no céu a nos guiar. A fé, os rituais, um elo de amor... torna nosso canto livre...e, então, o nosso sonho vive!

O Carisma gianellino, fantasia de uma época, pode ter desenvolvimento nos trilhos do tempo e ser o “enredo” que nos leva a sonhar, a ser especiais na arte de amar...a ter qualidade de vida... a lutar sem desistir e das cinzas renascer... Pelo Carisma, corre no sangue uma corrente que une cada um de nós.

Crendo que Deus mora na inspiração e que o amor do criador está no peito de quem ama, no brilho do olhar... prosseguimos nossa caminhada, passando do tempo de carnaval para o tempo quaresmal.

E, unindo-nos com gente que dança... gente que canta... gente que pula... gente que louva... todos juntos num mesmo ideal, traduzido em beleza de festas, rezas, rituais, abrimos alas ao Ressuscitado!

Que o movimento da avenida que termina e as práticas quaresmais que começam nos ajudem a receber sopro divino para continuarmos beijando a esperança e correndo em linha reta.

Oxalá o nosso caminho seja marcado pelo abraço cortês e o calor da amizade! Sejamos rodeados de gente festeira – Presente de Deus! – e tomemos, no dia a dia, um banho de felicidade!

Abraços e votos de abençoado tempo de Quaresma!
Neiva Moresco, fmh


(*) 1º disco do cantor Wando,1973.