terça-feira, 1 de abril de 2014

A Família Gianellina em Santa Teresa - RS - Brasil

recebe a visita da Madre Geral, 

Irmã Terezinha Maria Petry,

aprofunda, partilha e festeja a caminhada


Frases extraídas de um sermão de S. Antônio Gianelli sobre S. José

José foi o pai adotivo de Jesus; isto significa que teve autoridade sobre o Verbo, sobre o Filho de Deus feito homem: estava submetido a ele! José aparece como quem participa da ação de Deus, não é simplesmente um servo. Deus, que escolhe as realidades mais humildes para confundir os soberbos e os grandes da terra, escolheu José para realizar seu projeto.
Mas ele atuou o projeto de Deus na maior pobreza e humildade. Abraça a vontade divina em situações difíceis e, quanto mais é elevado em grandeza, mais cresce a sua humildade: Belém, Egito, Nazaré...
São Tomás diz que, quando Deus escolhe uma pessoa para cumprir uma obra particular, doa  graças abundantes para que possa realizá-la.
O Evangelho define José homem justo! Se isto foi dito sobre ele quando ainda não era esposo de Maria e não conhecia o grande mistério que nela se realizava e não tinha ainda encontrado Jesus, o que se pode dizer depois que viveu com eles tantos anos?
Já acenamos à grande humildade de José. Pensemos agora qual era a sua , o que representou ser guia de Maria e pai de Jesus: as pessoas mais queridas à terra e ao céu confiadas aos seus cuidados. Defender de Herodes Aquele que viera para salvar todos os homens! Nestes eventos a sua fé não vacila, torna-se mais forte, capaz de superar todos os obstáculos. E isto significa ser justo, segundo a Sagrada Escritura: O meu justo vive de fé.  Portanto não nos deve maravilhar sua doçura, sua mansidão, sua capacidade de aceitar o sofrimento e sua disponibilidade em realizar a vontade de Deus, sua aceitação de tudo com coração aberto e generoso. O justo que vive de fé é forte. Assim Maria e Jesus se sentem defendidos, protegidos, cuidados.
Imaginem como teria sido a sua caridade. Ele esteve sempre perto de Jesus do qual foi dito que era o fogo divino vindo à terra, que podia com um olhar transformar os pecadores em apóstolos. Qual seria o seu amor ao apertar o pequeno Jesus nos braços... quanta ternura estaria no seu coração! Qual terá sido a sua alegria por ter Jesus e Maria presentes em sua morte!?
O seu patrocínio no céu deve ser realmente grande. Que lhe pode negar Jesus? Que lhe pode negar Maria? Felizes os que gozam de sua proteção, os que a ele recorrem em suas necessidades; felizes os que são seus devotos: ele estará ao seu lado, sobretudo na morte.
Portanto, elevai a S. José vosso olhar em todos os momentos e circunstâncias da vida e na hora da morte.
S. José, tu serás nosso intercessor com Maria e Jesus, porque todos aqueles que te invocam receberão todas as graças que precisam na vida e a tua proteção na morte.
Tarefa: escolher uma virtude de S. José, evidenciada por Gianelli, para procurar vivenciá-la.
              Como?
Santa Teresa, 19 de março de 2014
Irmã Terezinha Petry e a Família Gianellina