sábado, 17 de julho de 2010

FAMILIA GIANELLINA: marcas no PRESENTE com lances de FUTURO!

Com a participação de cinco Irmãs e quatro Leigas, a equipe de coordenação da Família Gianellina se reuniu no dia 16 de julho para umas horas de convívio, reflexão e programação do grande Encontro da Família Gianellina, que acontecerá no dia 21 de outubro 2010.
Além de ser a festa de Santo Antônio Gianelli, fundador do Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto (FMH), será um momento forte para:
- reforçar TRAÇOS da identidade gianellina;
- estreitar LAÇOS de amizade, pertença, parceria;
- ocupar e ampliar ESPAÇOS de ação missionária.
Marque essa data na sua agenda
e alimente no seu coração essa ideia.

A seguir, um texto para você ler.
Você vai gostar e se encontrar nele...

"BENDITAS COLHERES" na Vida e Missão da Família Gianellina!
Uma colher, símbolo da participação ativa de Leigos/as e Irmãs na caminhada Gianellina: o laicato é chamado a ajudar as religiosas a não deixar o Carisma "grudar e queimar no fundo da panela", isto é, cristalizar-se, ficar velho, estático; as religiosas são chamadas a deixar-se mover, a acolher o desafio da renovação e da mobilização.
Com a colher se pode pegar os temperos e acrescentar à comida... Com a colher se pega o alimento pronto e se serve e reparte nos pratos ou nas bocas (no caso de crianças, anciãos ou doentes).
Os/as Leigos/as trazem para dentro das Obras gianellinas o "tempero" da realidade social... e levam o "alimento" preparado no engajamento na Obra ou Serviço com as Irmãs, para "saciar a fome do mundo".
Cada pessoa pode ser como uma colher de pau, de aço inox ou de plástico... uma colher grande ou pequena... O mais importante é a sua utilidade para o bem comum, a qualidade do seu serviço.
Existe também a colher de pedreiro: instrumento usado para misturar, mexer, colocar a argamassa no lugar, alisar paredes etc. É um instrumento importante na “construção”.
Assim são os/as Leigos/as na caminhada gianellina: ajudam na construção da história, misturam sua experiência, sua espiritualidade, seu conhecimento com o Carisma e espiritualidade da Congregação; mexem nas estruturas da Vida Religiosa para ajudar na renovação e reorganização da Vida e Missão; partilham suas ideias, seus sentimentos e seu agir no lugar certo e na hora oportuna; dão um toque de qualidade na caminhada, nas relações e atuação das FMH. O/a Leigo/a que simpatiza e sintoniza com o Carisma do Instituto é uma presença importante na construção da história e na encarnação atualizada do Carisma.
Como colher de pedreiro são também as FMH: partilham entre si e com o povo a espiritualidade e a missão; dão um toque evangélico às relações para que sejam saudáveis e solidárias; misturam-se com o povo para misturar os valores gianellinos com os valores da realidade; ajudam assim na construção de um mundo melhor para todos.
Equipe de Coordenação da Família Gianellina: um conjunto de “colheres” – iguais e diferentes – chamadas a fazer a diferença na atualização, vivência e concretização do Carisma gianellino!
Com Caridade Evangélica Vigilante, dá para “meter a colher”!

__________________________________