domingo, 21 de novembro de 2010

Mais um "21" - Dia da Família Gianellina!


Encontro da Família Gianellina – Porto Alegre, 21 outubro 2010

Síntese do trabalho em 8 grupos

A) Comentários sobre o tema e aplicação do mesmo, hoje, na nossa vida.
1. O tema desenvolvido nos mostra a capacidade administrativa de Santo Antônio Gianelli e como seus ensinamentos são atuais e aplicáveis aos dias de hoje. Ele ia e recomendava que se fosse ao encontro; era hospitaleiro.
2. Gianelli é uma pessoa que tem objetivos claros e abertos diante dos apelos da realidade. E é possível aplicar na nossa vida de hoje.
3. Dentro das imperfeições da vida, ser cristão, atender bem as pessoas, a humildade em reconhecer os erros, fazer o que é possível a serviço do bem, saber perdoar, construir a religiosidade dentro de si.
4. Sim, olhando Gianelli destemido, arrojado, corajoso para enfrentar os desafios de seu tempo e seus ideais que atravessam os tempos. É preciso termos esse propósito de vida.
5. .....
6. .....
7. .....
8. O tema do Encontro foi um bom tema: as cartas de Gianelli nos fazem refletir sobre a nossa postura; sua prática é bem atual.

B) O que nos caracteriza como Gianellinos/as?
1. Carisma, a acolhida, a disponibilidade, ir onde outros não vão, onde outros já desistiram. Audácia e simplicidade; ... fazer junto, não se assume sozinho - “A casa é nossa”.
2. Compromisso com a Igreja, a sociedade, com persistência, vontade e solidariedade. Mudar a realidade dos nossos atendidos, dos mais necessitados.
3. Diante da palavra de Gianelli, dar o nosso testemunho de fé.
4. Na missão que abraçamos hoje, já vivemos o carisma gianellino. Transmitir a persistência hoje em nosso fazer, em nossa prática, nas obras que impulsionam as mudanças, buscando formas de cativar. Sendo humano, dedicado, amoroso, justo e firme nas convicções. A presença de cada um hoje, aqui, é um testemunho importante.
5. O que nos caracteriza como gianellinos é a doação, o amor, a acolhida, a caridade, a vontade de conhecer a obra, a paciência (persistência).
6. Alegria, confiança, atendimento aos mais necessitados, fazer bem feito etc.
7. Solidariedade, ajuda ao outro; estar atento, vigilante; partilha no grupo; procurar viver e colocar na prática o compromisso; simplicidade; conhecimento da nossa missão.
8. Perseverança e comprometimento, vontade de ajudar, zelo e dedicação, coragem, lutar, devoção a Nossa Senhora, abertura, vontade de acertar, alegria, humildade, crítica, espírito de liberdade, espírito de família.

C) O que mais podemos fazer como membros da Família Gianellina?
1. Publicidade: divulgar Santo Antônio Gianelli. Apresentar a postura gianellina, nosso trabalho. Encontros menores para preparar o grande encontro gianellino.
2. ....
3. Evangelizar sempre, dentro do nosso ambiente; acolher e levar a sua palavra.
4. Inspirar-se na Mística Gianellina e colocar, no dia a dia, a prática da Caridade Evangélica Vigilante. Ter princípios claros e dar testemunho deles. Escutar mais a Juventude, seus anseios e ideais. Dar continuidade ao estudo de Gianelli, trazendo para nossa vida os valores que constituem o ser humano na sua inteireza.
5. Aprofundar (reforçar) o conhecimento da vida de Gianelli, a fim de partir para obras: visitar famílias, ser solidários em momentos de tristeza, morte. Mais comunicação entre os gianellinos. Divulgar a vida do Fundador.
6. Estudar sempre; ser exemplos constantemente; ouvir mais seus semelhantes; mobilizar mais pessoas para a missão gianellina.
7. Continuar mantendo aceso o carisma gianellino. Continuar intervindo para que a prática continue acontecendo no dia a dia.
8. Fazer rede família com as outras comunidades de POA. Tornar Gianelli mais conhecido. Cultivar a solidariedade gratuita e a acolhida.

D) Sugestões de Data e Tema do Encontro da Família Gianellina em 2011
1. 21 de outubro – Gianelli e ação solidária.
2. 21 de outubro – Missão das Irmãs do Horto.
3. Continuar dia 21 de outubro - Propor um projeto, propostas pedagógicas, na sua comunidade e relatar no Encontro como estamos propagando a palavra de Gianelli. Que os grupos tragam suas realidades.
4. 21 de outubro – Continuação do estudo das Cartas de Gianelli. Gianelli Educador, Missionário e Pastor.
5. Manter a data de 21 de outubro – Gianelli Educador.
6. 21 de outubro – Missão das Irmãs no mundo.
7. Continuar na mesma data – Como alimentar a chispa da solidariedade?
8. Sábado, 22/10 – Ainda as Cartas ou as Homilias de Gianelli.
________________________

Homilia de Frei Ivo Bortoluz (Carmelita), na Missa de encerramento do Encontro da Família Gianellina, aos 21 de outubro de 2010


ONZE “GRITOS” DE GIANELLI  PARA SERMOS
DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DE CRISTO

Carta Nº 23 – “não quero reino dividido. Mas tarefas divididas na obra inteira”.
1º- viver a unidade, sabendo conviver com as diferenças, em busca do essencial. Ter todo o cuidado com os personalismos, tendo consciência de que tudo deve ser feito por causa d’ele e de seu reino.

Carta Nº 23 – “as filhas de maria, consagrando-se a deus, não se tornam desumanas e nem ilógicas”.
2º- cultivar o humano. Quanto mais humanos nós formos, tanto mais divinos nos tornamos. Cuidado com quem nega o humano. Por vezes, deixando de ser humanos, podemos ser muito fiéis à lei e péssimos na vida, no amor.

Carta Nº 24 – “procure não me fazer perder a fantasia”.
- devemos cultivar o sonho. Não sermos sonhadores repletos de um romantismo barato. Mas cultivarmos o sonho, a utopia, pois dom helder nos diz que “quem não sonha não tem o direito de viver”. Sonhar sempre, mas sempre com os pés no chão.

Carta Nº 28 – “soube que está doente. É bom se deus a visita, mas precisa evitar provocá-lo. Tenha, pois, os devidos cuidados”.
- que a gente saiba gostar de si mesmo. Ex. do padre léo: “eu não posso pedir que deus me cure, daquilo que eu mesmo procurei”.

Carta Nº 44 – “não estamos obrigados, nem a impedir todo o mal, nem a fazer todo o bem”.
5º- não somos salvadores da pátria. Aliás, cuidado com os que se sentem “messiânicos. Por vezes, por detrás do stress se esconde muito de orgulho e de vaidade.

Carta nº 45 –“já faz bastante tempo que a obra paroquial de Coli dorme e é hora que desperte. Mas, é claro, se a cabeça dorme, os membros dormem com ela”.
- chamados à verdade. Não adianta ficar enrolando. Por vezes, “é preciso ser duros, mas sem jamais perder a ternura”.

Carta Nº 49 – “é melhor ser poucos e decididos, do que muitos e inertes”.
- precisamos confiar em deus. Se temos um objetivo, precisamos estar focados neste objetivo e se alguém não quer assumir esta caminhada, melhor é aconselhar a procurar outro “time”, pois jogador que faz corpo mole só atrapalha.

Carta Nº 63 – “uma coisa é serem modestas e despretensiosas; outra é que pareçam bobas e incapazes”.
- precisamos ser simples. Mas, em nome da simplicidade, não podemos ser “tapetes” dos outros. Sabermos ser espertos por causa do reino. Buscar uma formação maior, para amar, servir, mais e melhor.

Carta Nº 67 – “sejam mestras, sejam conversas, quando não são aptas aos serviços do instituto é necessário licenciá-las, mesmo que tiverem um dote grandíssimo. Todas as tolas e escravas da própria devoção, fora sem piedade.”
9º- cuidado com os interesses egoístas e consumistas. Cuidado com o tratamento diferenciado, por causa do poder. Cuidado com as classes que criamos, onde uns somos os senhores e outros são os servos.
Cuidado com as minhas devoçõezinhas, para o meu jesusinho, pois tudo acaba num egoisminho.


Carta Nº 68 – “proteja-se das “muitos espirituais” (quero dizer, daquelas que, para cultivar um “beatismo”, descuidam do próprio dever, não se preocupam por seus ofícios) como de uma verdadeira peste”.
10º- cuidado o individualismo, com aquelas minhas devoçõezinhas para o meu jesusinho, pois tudo acaba num egoisminho.

Carta Nº 71 - “muitas e muitas vezes me disse para caminhar unido com os bispos, meus irmãos”.
11º- eclesialidade, somos parte de um todo, fazemos parte de uma igreja que é de jesus cristo. “jesus cristo é mais importante do que o carisma. É preciso apaixonar-se antes por jesus cristo e depois pelo carisma. (livro: o beijo de deus – ir.ana roy)
____________________________________

Que outros "gritos"
você escutou lendo as Cartas de Antônio Gianelli?