sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Família Gianellina em Novena...

Santo Antônio Gianelli, 
missionário da Caridade Evangélica Vigilante!

Introdução à novena  em honra de 
Santo Antônio Gianelli,
fundador do Instituto das Filhas de Maria
Santíssima do Horto (Irmãs do Horto)

12 a 20 de outubro 2016

 Estando ainda no Ano Santo da Misericórdia, esta novena contempla as obras de misericórdia corporais e espirituais. Tem tudo a ver com Gianelli, que as praticou durante sua vida e deixou muitos exemplos a serem seguidos.
O esquema é bem simples e o que se quer oferecer com este subsídio são indicações que podem e devem ser complementadas conforme cada realidade, agregando comentários, outros cantos, etc. Cabe lugar para a criatividade e para melhoramentos.
O texto base foi extraído da Bula de proclamação do Ano Santo da Misericórdia e do pronunciamento do Papa Francisco no dia 1º de setembro 2016. Os comentários das obras corporais são de Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e os das obras espirituais são de Dom Anuar Battisti.
Seria muito bom e aconselhável fazer a novena junto com os leigos gianellinos, numa hora que eles possam também rezar junto, (onde isso seja possível). É preciso envolvê-los, aproximá-los, adentrá-los na espiritualidade. Convidar aqueles que participaram do encontro em setembro, os demais também, mas especialmente aqueles. Esta novena não é só para as Irmãs, outras pessoas podem fazê-la também.
Os temas de cada dia ocupam uma página e a oração final é sempre a mesma, colocada cada dia para as pessoas se localizarem melhor.
Dito isto, é bom sempre associar as atitudes de Gianelli que sempre privilegiou a caridade, a conversão pessoal, a procura da vontade de Deus, fazendo tudo para levar todos para Deus; seu empenho pastoral e missionário; sua atividade apostólica incansável e prestativa, ocupando-se sempre com todos, mas especialmente com os pobres. Com certeza a pregação dele sobre a misericórdia estava sempre presente.
Estamos no mês missionário, é bom destacar sempre a missionariedade de Gianelli.
Que a festa da SANTIDADE de Gianelli seja oportunidade de renovar a fé e celebrar a misericórdia de Deus que nos acompanha sempre e possamos ser “MISERICORDIOSOS/AS COMO O PAI”!
Ir. Ana Maria Andreola
  
1º dia da novena: 12 de outubro - Festa de N. Sra da Conceição Aparecida

- Caminhando com Maria, Mãe da Misericórdia, no caminho de Jesus!

“Minha alma glorifica o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador!”
Estamos iniciando a novena em honra a Santo Antônio Gianelli, unidos/as a todos os brasileiros que festejam Maria sob o título de Aparecida. Que Maria olhe por nós com seus olhos misericordiosos e olhe hoje especialmente pelas crianças!
------------------
Lutar em favor da vida do povo e contra o dragão devorador que ameaça a dignidade humana é nosso dever cristão. Como Maria, o cristão oferece o Vinho novo da salvação aos que são molestados na vida do mundo, pela injustiça e opressão.

Evangelho do dia: Jo 2, 1-11 – Bodas de Caná

“O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos, todos nós, redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor”.
“Escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, Maria foi preparada desde sempre, pelo amor do Pai, para ser Arca da Aliança entre Deus e os homens. Guardou, no seu coração, a misericórdia divina em perfeita sintonia com o seu Filho Jesus. O seu cântico de louvor, no limiar da casa de Isabel, foi dedicado à misericórdia que se estende « de geração em geração » (Lc 1, 50). Também nós estávamos presentes naquelas palavras proféticas da Virgem Maria”.
“Ao pé da cruz, Maria, juntamente com João, o discípulo do amor, é testemunha das palavras de perdão que saem dos lábios de Jesus. O perdão supremo oferecido a quem O crucificou, mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém. Dirijamos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus” (O rosto da misericórdia, nº 24).
Palavra de Gianelli:
“Quanto a Maria Santíssima, hão de recorrer a ela como verdadeiras filhas e tudo esperarão de Deus mediante a sua intercessão”.

Canto: Mãe da misericórdia (CD Felizes os misericordiosos, Frei Turra)
Mãe da misericórdia, cremos pensando em ti ! / Queres nossa concórdia, em nosso mundo, aqui!
Nós confiamos em teus cuidados / e na doçura do teu olhar! Andas conosco, ao nosso lado / para teu Filho sempre indicar.
Mãe que viveste profundamente / e revelaste o amor de Deus / ó Mãe da Igreja, estás presente / és protetora dos filhos teus.
Mãe mediadora da humanidade / amas a todos na compaixão. / Corredentora, a ti clamamos: roga a teu Filho por nós perdão.
Crucificado, tu viste o Filho / com ele uniste a tua dor. / Ressuscitado, ressuscitaste, / és Mãe da glória, és Mãe do amor.

Rezar uma dezena do terço e/ou preces

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.

 2º dia: 13 de outubro
“Dar de comer a quem tem fome e dar de beber a quem tem sede”

Canto:
Aliviar o sofrimento do outro / de jovens, de pobres e doentes. Na escola de Cristo a tua vida, / tens modelado e transformado em dom / cumulando-a de amor generoso.
Intercede por nós! 2x / Santo Antônio Gianelli 2x / Intercede por nós!
----------------------------
A Palavra do Senhor é a luz verdadeira que nos ilumina. Nossas atitudes cristãs, alimentadas pela Palavra, devem ser geradoras de vida e de misericórdia, para que não ouçamos de Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
Evangelho do dia: Lc 11, 47-54

Palavra do Papa: A prática das “obras de misericórdia corporal e espiritual é uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina. [...] Redescubramos as obras de misericórdia corporal e espiritual [...] Não podemos escapar às palavras do Senhor, com base nas quais seremos julgados: se demos de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede; se acolhemos o estrangeiro e vestimos quem está nu; se reservamos tempo para visitar quem está doente e preso (cf. Mt 25, 31-45)”. (O rosto da misericórdia, nº15)

Reflexão:
·         Dar de comer a quem tem fome. A comida é uma necessidade humana básica. A existência de pessoas que passam fome é um escândalo para a humanidade. As iniciativas sociais e, em nossa Igreja, para dar de comer aos famintos, são muitas. Disse Jesus: “Eu estava com fome e vocês me deram de comer.” (Mt 25,35).
·         Dar de beber a quem tem sede. Trata-se mais do que oferecer um copo d´água. Diz nosso Papa que “o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal.” (Laudato Si, 30).

Salmo 146 (145) – Deus é fiel aos oprimidos

Preces espontâneas com a resposta: Gianelli missionário, rogai por nós!

Canto: Igreja da misericórdia - (CD Felizes os misericordiosos – Frei Turra)

Somos chamados a ser Igreja da misericórdia, / paz e perdão promover lá onde existe discórdia.
Deus providente estará sempre presente na história / a Igreja Mãe deverá viva tornar sua memória.

Igreja misericordiosa, Igreja servidora, / Igreja de portas abertas, Igreja acolhedora.

A Igreja tem por missão propor o Evangelho do amor / dar luzes de salvação, para encontrar o Senhor.
Novo caminho trilhar de volta à casa do Pai; / misericórdia irradiar, pois este amor nos atrai.

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.

3º dia: 14 de outubro
“Vestir os nus e acolher os peregrinos”
Canto:
Proclamaste a toda criatura, a palavra de vida do Evangelho.
Tens percorrido estradas e sendeiros, fazendo produzir qual servo bom,
os talentos do coração e da mente.

Intercede por nós! 2x Santo Antônio Gianelli 2x Intercede por nós!
----------------------

Como o fermento que penetra a massa, a Palavra de Jesus penetra o coração da multidão que o escuta.

Evangelho do dia: Lc 12, 1-7

“Sede misericordiosos, como vosso Pai do céu é misericordioso.” (Lc 6, 36). A certeza de que nosso Deus é Pai misericordioso é uma das verdades centrais de nossa fé cristã. O modo como Deus é e age tem a marca da misericórdia. Porém, o Ano da Misericórdia quer nos educar para uma vida marcada pela misericórdia, por isso: “sede misericordiosos”, ou “bem-aventurados os misericordiosos” (Mt 6,7). A Tradição da Igreja convencionou apresentar sete obras de misericórdia corporais e sete obras de misericórdia espirituais. (Dom Adelar Baruffi)

Reflexão:
·         Vestir os nus. Quanto desperdício na compra de roupas desnecessárias! Vê-se muita generosidade na doação de roupas e agasalhos. Isto é bom. Melhor se nos educássemos, como nos diz o Papa, para a “sobriedade feliz” (LS 224), não sendo “consumistas desenfreados” (LS 227). Afinal, disse Jesus: “Por que vocês ficam preocupados com a roupa?” (Mt 7,28).

·         Acolher os peregrinos. Esta é uma atitude bíblica muito estimada. No livro do Gênesis, conta que Abraão e Sara, ao acolherem os três peregrinos, acolheram o próprio Deus e foram abençoados com o filho que tanto esperavam. Hoje, abrir as portas para acolher os migrantes é um desafio, sobretudo para as sociedades mais industrializadas. Não pode um cristão e nossas comunidades ter preconceitos para acolher os que são obrigados a migrar em busca de melhores condições de vida para suas famílias.
Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Vós irmão dos pequeninos, intercedei.
Pelos pobres e doentes, intercedei.
Pelos tristes e abatidos, intercedei.
Pelos povos oprimidos, intercedei.

Missionário incansável, intercedei.
Pelos simples desta terra, intercedei.
Pela Igreja peregrina, intercedei.
Pelos bispos e sacerdotes, intercedei.

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.

4º dia: 15 de outubro
- Visitar os enfermos e visitar os presos -

Memória de Santa Teresa de Jesus que viveu de 1515 a 1582. Reformadora da Ordem Carmelita. É considerada “doutora da Igreja”. Hoje é também dia dos Professores. Exaltamos a nobre missão de ensinar e desejamos que eles sejam devidamente reconhecidos em sua missão.

Canto:
Tua vida expressa bom terreno, acolhe Deus nos sulcos da história.
Foste semente rica e escolhida, / de vida incansável na doação, / no serviço a Cristo nos irmãos.

Intercede por nós! 2x / Santo Antônio Gianelli! 2x / Intercede por nós!
----------------------

É o Espírito Santo que nos ajuda a discernir os acontecimentos e nos inspira no momento certo o que devemos fazer e dizer.

Evangelho do dia: Jo 15, 26b-27a.


Palavra do Papa: “Este Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de Jesus que ressoa nas palavras do Profeta: levar uma palavra e um gesto de consolação aos pobres, anunciar a libertação a quantos são prisioneiros das novas escravidões da sociedade contemporânea, devolver a vista a quem já não consegue ver porque vive curvado sobre si mesmo, e restituir dignidade àqueles que dela se viram privados. A pregação de Jesus torna-se novamente visível nas respostas de fé que o testemunho dos cristãos é chamado a doar. Acompanhem-nos as palavras do Apóstolo: “Quem pratica a misericórdia, faça-o com alegria” (Rm 12, 8)” (O rosto da misericórdia nº 16).

Reflexão:

·         Visitar os enfermos. Os relatos dos evangelhos nos mostram Jesus muito envolvido, próximo dos enfermos. Ele os tocava e os curava. Os cristãos têm uma longa tradição de cuidado com os doentes e idosos. Quantas vidas doadas, ontem e hoje, pelos enfermos, muitas no anonimato. Bela é a missão da pastoral que visita os doentes.

·         Visitar os presos. Em primeiro lugar, é preciso desarmar-se de preconceitos e julgamentos. Ao visitar os presidiários expressamos e oferecemos a misericórdia de Deus, que vai além da justiça, e continua a amar a pessoa, mesmo no erro e no pecado.

Salmo 138 (137): Deus olha o humilde
Canto: Misericordiosos como o Pai (CD Felizes os misericordiosos)
“Misericordiosos como o Pai”. Amém. Amém, Amém!
O Pai nos pede para não julgar; / também nos pede pra não condenar,
Mas sempre, sempre perdoar o irmão, / dando-lhe amor, jamais condenação.

Jesus, o Filho, como bom Pastor, / acolhe aos braços todo pecador.
Tamanho amor se prostra ao nosso chão, / erguendo a vida com o seu perdão.

A humanidade aos ombros de Jesus, / confunde ao dele o seu olhar de luz.
Fora da noite vem nos conduzir, / vencendo a morte vem nos redimir.
Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.


5º dia: 16 de outubro – 29º domingo do tempo comum

“7ª obra de misericórdia corporal: enterrar os mortos e 1ª espiritual: ensinar os que não sabem”

Canto:
Glória a Deus, Santo Antônio Gianelli, / vivo exemplo de fé e de amor.
/:Entre nuvens e trevas aparece, / como um sol todo luz e esplendor:/

Pai bondoso dos pobres de Cristo, / deu-lhes todo carinho e amor,
Para eles sonhou com asilos, / suavizando as agruras da dor.
---------------

Deus faz justiça ao oprimido e injustiçado! Clamo a vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me.

Evangelho do dia: Lc 18, 1-8

Enfim, neste Ano da Misericórdia, “abramos os nossos olhos para ver as misérias do mundo, as feridas de tantos irmãos e irmãs privados da própria dignidade e sintamo-nos desafiados a escutar o seu grito de ajuda.” (Papa Francisco, O rosto da misericórdia, 15).
Reflexão:
·         Enterrar os mortos. No Livro de Tobias encontramos o seguinte: “Tobit com uma solicitude toda particular, sepultava os defuntos e os que tinham sido mortos.” (Tb 1, 20). Mas, sobretudo, trata-se de auxiliar os familiares e amigos a elaborarem o luto, sendo suporte neste momento difícil, partilhando as palavras de Jesus sobre a Ressurreição. 
Obras de misericórdia espiritual:
·         Ensinar os que não sabem”. Que obra maravilhosa essa, tantos educadores recomeçam a missão de transmitir conhecimentos, mas principalmente, ensinar a amar e defender a vida. Coragem professores, vocês tem em suas mãos a oportunidade de formar desde os mais pequenos até os universitários, não só a cabeça e sim os corações.


Antífona cantada: Dai-nos um coração grande para amar! Dai-nos um coração forte para lutar!
- Homens novos criadores da história, construtores da nova humanidade, homens novos que vivem a existência sempre em risco de um novo caminhar.
- Homens novos, lutando na esperança, homens novos em busca de verdade, homens livres, sem freio nem cadeias, homens livres que exigem liberdade.
- Homens novos, amando  sem fronteiras, para além de raças e lugares, homens novos ao lado dos pobres, partilhando com eles teto e pão.
          Repete-se a antífona.

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.


6º dia: 17 de outubro
Memória de Santo Inácio de Antioquia - Ele sucedeu a Pedro em Antioquia, na Síria, formando e fortalecendo as primeiras comunidades cristãs.

- Dar bom conselho e corrigir os que erram -

Canto:
 Chamado pelo Espírito a anunciar o Evangelho, / Gianelli és exemplo dos que seguem a Cristo.
Irmão no sofrimento, irmão na alegria, / és um como nós!

/:Como Jesus escolhes o homem que não tem felicidade, mesmo que morras como Ele sobre a cruz! :/
-------------

“Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”

Evangelho do dia: Lc 12, 13-21


Palavra do Papa: “De igual modo ser-nos-á perguntado se ajudamos a tirar da dúvida, que faz cair no medo e muitas vezes é fonte de solidão; se fomos capazes de vencer a ignorância em que vivem milhões de pessoas, sobretudo as crianças desprovidas da ajuda necessária para se resgatarem da pobreza; se nos detivemos junto de quem está sozinho e aflito; se perdoamos a quem nos ofende e rejeitamos todas as formas de ressentimento e ódio que levam à violência; se tivemos paciência, a exemplo de Deus, que é tão paciente conosco; enfim, se, na oração, confiamos ao Senhor os nossos irmãos e irmãs. Em cada um destes “mais pequeninos” está presente o próprio Cristo” (O rosto da misericórdia, nº 15);

Reflexão
·         “Dar bom conselho”. Tem um ditado que diz assim: de bons conselhos o inferno está cheio; ou se conselho fosse bom ninguém daria. Não podemos esquecer que o Conselho é dom do Espírito Santo. Quanta coisa errada deixaríamos de fazer se tivéssemos um bom conselheiro ao nosso lado.

·         “Corrigir os que erram”. Essa obra de misericórdia lembra-nos que, antes de qualquer atitude condenatória, a nossa atitude deve ser a de corrigir, alertar, reorientar a vida e as decisões do outro. A correção fraterna era uma das práticas mais comuns das primeiras comunidades cristãs. Ainda hoje existem comunidades e movimentos que fazem desta prática um verdadeiro trampolim em busca de perfeição.


Salmo 121 (120): Deus é o guarda do seu povo

Pai Nosso....

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.
  

7º dia: 18 de outubro – São Lucas, evangelista

- Perdoar as injúrias e consolar os tristes -

São Lucas foi apóstolo e evangelista e, junto de Paulo, que o chama de “amado médico”, foi missionário. Ele fala da infância de Jesus, das mulheres que seguiam Jesus, mas principalmente da misericórdia divina para com os pobres, os excluídos e pecadores. Ele é o escritor da mansidão de Cristo. Hoje é dia dedicado aos médicos, rezamos por eles, para que exerçam sua profissão com respeito à vida e à dignidade das pessoas.

------------
“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita”.

Evangelho do dia: Lc 10, 1-9

Palavra do Papa: Neste Ano Santo, poderemos fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais, que muitas vezes o mundo contemporâneo cria de forma dramática. Quantas situações de precariedade e sofrimento presentes no mundo atual! Quantas feridas gravadas na carne de muitos que já não têm voz, porque o seu grito foi esmorecendo e se apagou por causa da indiferença dos povos ricos. Neste Jubileu, a Igreja sentir-se-á chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com a solidariedade e a atenção devidas (O rosto da misericórdia, nº15).


Reflexão:
·         “Perdoar as injúrias”. Como é difícil ou até impossível recolher um saco de penas jogados do alto da Catedral em dias de vento forte. Uma injúria caluniosa traz consequências irreparáveis, porém o cristão é chamado a perdoar para poder entrar no Reino.

·         “Consolar os tristes”. Como é bom sentir a presença de alguém quando estamos tristes, afinal a tristeza faz parte da vida. Como já escrevi em outra oportunidade uma amiga que nunca pode faltar é a alegria. Essa conquista se faz acontecer quando sentimos que não estamos sozinhos, que uma palavra, um abraço, um afeto de quem amamos, pode ser a saída de qualquer tristeza da vida.


Salmo 145 (144) – Deus merece o louvor


Oração pelas vocações...

Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.


8º dia: 19 de outubro

- Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
e rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos –

Canto:
Chamados pelo Espírito a anunciar o Evangelho, / pedimos a Jesus Cristo de sermos como tu:
Dispostos a dar tudo, a ser irmãos de todos / os filhos do Senhor!

/:Como Jesus escolhes o homem que não tem felicidade, mesmo que morras como Ele sobre a cruz! :/
--------------------------

A Palavra de Deus neste dia nos convida à vigilância e a ser bons administradores, dignos da confiança do Senhor!

Evangelho do dia: Lc 12, 39-48


Palavra do Papa: Na Sagrada Escritura, como se vê, a misericórdia é a palavra-chave para indicar o agir de Deus para conosco. Ele não Se limita a afirmar o seu amor, mas torna-o visível e palpável. Aliás, o amor nunca poderia ser uma palavra abstrata. Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias. A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós. Ele sente-Se responsável, isto é, deseja o nosso bem e quer ver-nos felizes, cheios de alegria e serenos. E, em sintonia com isto, se deve orientar o amor misericordioso dos cristãos. Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos. Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros (O rosto da misericórdia, nº9).

Reflexão:

·         “Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo”. Tem situações que não têm solução. Tem gente, por mais próxima que esteja de nós, que não podemos mudar, mas devemos sofrer com paciência, suportar, servir de suporte, para que a vida seja menos dura. Ajudar a ser melhor, oferecer oportunidade de sair e superar os defeitos está na segunda obra que elencamos. Sofrer com paciência não significa ser omisso.

·         “Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos”. É profundamente bíblico, rogar, pedir, orar, pois foi uma prática muito frequente na vida de Jesus, ele não só ensina a orar, como Ele também ora (Jo 17), pelos outros e pela humanidade. Saber elevar nossa prece, saber rogar pelos vivos e pelos mortos, nos identifica com a atitude mais profunda de intimidade de Jesus com o Pai.

 Salmo 125 (124) – Deus é a força do povo
  
Oração:
Ó Santo Antônio Gianelli, que demonstrastes com a vida, vossa grande caridade; vinde em auxílio dos que sofrem. Mostrai - nos o caminho da salvação e fazei com que a capacidade de bem, que Deus nos deu, se faça fogo a arder e a comunicar, transmitindo fraternidade e paz. Obtende-nos de Deus a graça de sermos “misericordiosos como o Pai”. Dai-nos serenidade e amor e ajudai-nos a fazer sempre o bem com aquela ardente caridade e zelo pastoral que fizeram de vós um incansável apóstolo. Amém.

   
9º dia: 20 de outubro
O Papa Francisco propõe uma nova obra de misericórdia:
O CUIDADO COM A CASA COMUM

Canto: Em coro a Deus louvemos. Eterno é seu amor. Por nós fez maravilhas. Louvemos ao Senhor!

A fé coloca-nos dentro da vida, onde experimentamos situações conflituosas. Mas, é nessa realidade que nos envolve que vivemos nossa fé, nosso amor a Cristo, nosso testemunho de cristãos.

Evangelho do dia: Lc 12, 49-53


No dia 1º de setembro de 2016 – dia mundial de oração e cuidado da Criação - o Papa fez um pronunciamento, apresentando uma nova obra de misericórdia e conclamando a usar de misericórdia para com nossa casa comum. Vamos hoje acolher e meditar essas palavras do Papa.

Mudar de rumo
“O exame de consciência, o arrependimento e a confissão ao Pai, rico em misericórdia, levam-nos a um propósito firme de mudar de vida”, destaca Francisco. O Pontífice recorda algumas coisas práticas apresentadas por ele na Laudato Si e que cada um de nós pode fazer para respeitar a criação.

“Utilizar com critérios o plástico e o papel, não desperdiçar água, comida e eletricidade, diferenciar o lixo, tratar com zelo os outros seres vivos, usar os transportes públicos e partilhar o mesmo veículo com várias pessoas”.

A estas pequenas ações de grande importância somam-se os compromissos em nível global, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

“Os governos têm o dever de respeitar os compromissos que assumiram, enquanto as empresas devem responsavelmente cumprir a sua parte, e cabe aos cidadãos exigir que isto aconteça e também se aponte para objetivos cada vez mais ambiciosos”, exorta o Papa.

Nova obra de misericórdia
Ao concluir a mensagem, sob uma ótica holística da vida humana que na sua totalidade inclui o cuidado da casa comum, Francisco diz: “Tomo a liberdade de propor um complemento aos dois elencos de sete obras de misericórdia, acrescentando a cada um o cuidado da casa comum".
E explica:
"Como obra de misericórdia espiritual, o cuidado da casa comum requer 'a grata contemplação do mundo', que 'nos permite descobrir qualquer ensinamento que Deus quer nos transmitir por meio de cada coisa'. Como obra de misericórdia corporal, o cuidado da casa comum requer aqueles 'simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo' e se manifesta o amor 'em todas as ações que procuram construir um mundo melhor'”.


Rezar o Salmo 148
  
Canto: Eterna é sua misericórdia (CD Felizes os misericordiosos, Frei Turra)

Demos graças ao Senhor, porque Ele é bom: porque eterna é a sua misericórdia!
Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: porque eterna é a sua misericórdia!
Demos graças ao Senhor dos senhores: porque eterna é a sua misericórdia!

Somente Ele é que fez grandes maravilhas: porque eterna é a sua misericórdia!
Ele criou o firmamento com saber: porque eterna é a sua misericórdia!
Estendeu a terra firme sobre as águas: porque eterna é a sua misericórdia!

Ele criou os luminares mais brilhantes: porque eterna é a sua misericórdia!
Criou o sol para o dia presidir: porque eterna é a sua misericórdia!
Criou a lua e as estrelas para a noite: porque eterna é a sua misericórdia!

Oração final como nos outros dias.

_______________Festa da Santidade de Gianelli: dia 21 de outubro.