segunda-feira, 20 de junho de 2016

Antônio, João, Pedro, Paulo, Luiz, Gianelli:
santos de junho, sexteto de Deus!

A fé cristã tem seu fundamento na Santíssima Trindade e sua expressão em pessoas e comunidades que vivem a santidade no cotidiano.
Há muitos santos e santas! De alguns conhecemos o nome e episódios de sua história; da maioria, pouco ou nada sabemos. Mas todos/as fazem parte da “comunhão dos santos”. E nessa comunhão estamos juntos, unidos pela vocação comum à santidade.
Junho é um mês rico em Santos populares, seguidores de Jesus, anunciadores do Evangelho, conhecidos e amados pelo povo: Santo Antônio de Pádua, São João Batista, São Pedro, São Paulo, São Luiz Gonzaga, Santo Antônio Gianelli.  Um “sexteto” exemplar: pessoas cheias de graça, que viveram para Deus e ajudaram muita gente a encontrar Deus em suas vidas.
Falando nesses “santos”, podemos imaginar a multidão de “santas” que também espalharam bênçãos na terra e povoam o céu de luz...
Como Família Gianellina, destacamos S. Antônio Gianelli, que é um “santo de junho” porque morreu no dia 07 desse mês, no ano 1846. 


 O que segue pode servir de inspiração a quem simpatiza com esse Santo e quer aproveitar seus ensinamentos. É a retomada dos títulos dos “Quinze  artigos” que ele escreveu como orientação para o Instituto das Filhas de Maria SS. do Horto por ele fundado:
 É gratificante pensar quantas pessoas têm “desejo de perfeição”(Art. XV) e estão empenhadas em ser a cada dia melhores!  Por isso, com “grande confiança em Deus”(Art. I)  e “profunda humildade”(Art. II) , colocam-se em atitude de “oração contínua”(Art. XIV).  E descobrem que vale!
No meio do turbilhão de afazeres do cotidiano, somos desafiados a cultivar o “amor ao retiro”(Art. XI), aprender a concentrar-nos e cultivar o “amor ao silêncio”(Art. XII)  como meios de crescimento na prática da “caridade paciente” (Art. XIII);  daí resultará grande “amor ao trabalho”(Art. X) na família e no serviço. E isso fará a diferença!
Que a “obediência cega”(Art. VI) à Palavra de Deus ouvida e meditada nos ajude a seguir as orientações divinas no cotidiano.
Vivendo com “simplicidade e prudência evangélicas”(Art. III), certamente teremos mais capacidade de boa convivência e vontade de construir uma “vida comum perfeita”(Art. V), com relações humanas mais consistentes e misericordiosas.
Tendo consciência da nossa “pobreza constante”(Art. IV), dos nossos limites e dificuldades, cresceremos na “dependência em tudo”(Art. VIII), isto é, na interdependência dos seres do Planeta, sentindo-nos defensores da Criação,  necessitados uns dos outros, desejosos de apoiar-nos mutuamente.
  Peçamos a Deus que nos conceda “desprendimento de tudo”(Art. VII), para que continuemos mais voltados para o próximo do que para nós mesmos, amando e servindo com leveza de espírito e alegria de coração.
   Então, mantendo a “modéstia universal”(Art. IX), a Família Gianellina fará um caminho cheio de graça e de bons serviços à humanidade.
Que Gianelli e os demais Santos e Santas intercedam por nós, para que continuemos escrevendo com a nossa vida muitos e belos “Artigos” de Caridade Evangélica Vigilante!



Um comentário:

  1. terezinha maria petry28 de junho de 2016 às 17:41

    Ir. Neiva, obrigada por tua fidelidade e pela beleza dos artigos postados,além do conteúdo, sempre enriquecedor. De fato, os 15 artigos são o núcleo principal do seu legado para nós, suas Filhas.

    ResponderExcluir