quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Nosso Fogo"!

SANTAS DE JULHO...

Em alguns lugares do mundo estamos no inverno.
Fogo nas lareiras das casas... Aquecedores ligados...
Fogo missionário nos corações... Aquecimento da vida com o fogo do Espírito Santo...
Família Gianellina trilhando o caminho da SANTIDADE iluminada e aquecida pelo “NOSSO FOGO”! [1]

Falando em Santidade...
No dia 21 de junho, postei uma Mensagem falando sobre os “Santos de junho”... Neste dia 21, quero tratar de “Santas de julho”.
Por que mencionar santos e santas? Porque a proposta de Gianelli é a santidade. E a esta todos/as são chamados/as e têm acesso. E é uma santidade do cotidiano vivida no cotidiano!
No mês de julho, a Igreja Católica faz memória de 16 mulheres que acolheram a proposta de Jesus e caminharam nas trilhas de santidade do Evangelho. Algumas são celebradas na Liturgia, outras são lembradas pelo povo.
Todas foram mulheres comuns, vivendo a fé e a caridade de modo fora do comum. Todas enfrentaram dificuldades, construíram um caminho de santidade querendo bem e fazendo o bem. Todas assumiram sua vocação missionária abrindo-se a Deus e às pessoas empobrecidas e sofredoras. Todas amaram a Deus e doaram sua vida pelo bem da humanidade.
Se elas de fato existiram... se tudo o que contam sobre elas é verdade não vem ao caso agora. O que mais importa é que sua trajetória é uma boa lembrança que, até hoje, faz bem a muita gente. Algumas fundaram Congregações religiosas, outras viveram a plenitude de sua missão na minimidade de sua casa, com sua família, mas todas deixaram marcas de ressurreição na história da humanidade.
Li na Internet um pouco da história de cada uma. Cito aqui apenas os nomes e o dia em que são celebradas:
Santa Isabel de Portugal  - 04
Santa Maria Goretti  - 06
Santa Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus - 09
Santa Verônica Giuliani - 09
Santa Cunegundes e seu marido, S. Henrique II - 13
Santa Teresa de Jesus dos Andes - 13
Santa Clélia Barbieri - 13
Santa Maria Madalena Postel – 17
Santa Generosa e seus companheiros mártires - 17
Santa Margarida - 20
Santa Maria Madalena - 22
Santa Brígida - 23
Santa Cristina - 24
Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus - 26
Santa Marta - irmã de Maria e Lázaro - 29
Santa Maria de Jesus Sacramentado Venegas – 30

Providencialmente, na metade do mês de julho, festeja-se a grande Santa MARIA, mãe de Jesus, sob o título de “Nossa Senhora do Carmo”! Ela é a Mãe dos santos e santas e conduz seus filhos e filhas no caminho da santidade, proposto por seu filho Jesus no Evangelho.

Hoje, andando por aí, podemos encontrar muitas “santas” que alimentam seu espírito com o Evangelho e são discípulas missionárias de Jesus!
Segundo a palavra de S. Antônio Gianelli, todas as pessoas são chamadas à santidade e todas, se quiserem, podem santificar-se.[2]  Você sabia?


Complete a imagem da roda de fogo com nomes de “santos” e “santas” que você conhece. Vai bem, porque, pela graça divina, estamos rodeados/as de pessoas que espalham “centelhas” de santidade para iluminar e aquecer o mundo!

Como Família Gianellina, vamos manter aceso o “nosso fogo”?!
 Abraços a vocês, santas gianellinas!
Neiva Moresco, fmh




[1] Cf. Carta de Antônio Gianelli a A. Daneri, 08/01/1839, usando a expressão “Nosso Fogo” referindo-se ao carisma como um “fogo missionário”.
[2] Cfr. A. Gianelli, Homilia sobre a obrigação de fazer-nos santos.

2 comentários:

  1. Muito interessante o texto sobre as Santas de julho. quem sabe um dia eu irei encontrar uma Santa com o meu nome.Que o Nosso Fogo missionário permaneça sempre aceso, Irmã Neiva

    ResponderExcluir