sexta-feira, 25 de abril de 2014

Família Gianellina em Tempo de Páscoa!

Uma graça quaresmal pascal

VISITA DA MADRE GERAL, IRMÃ TEREZINHA MARIA PETRY,
À FAMÍLIA GIANELLINA NO BRASIL



  De 24 de fevereiro a 18 de abril de 2014, nossa Província foi agraciada com a presença da Madre Terezinha Petry, vinda de Roma, onde exerce a direção geral da Instituição Filhas de Maria Santíssima do Horto.
Em todas as Comunidades e Obras, a acolhida foi familiar, como a quem chega em sua casa. Na Escola Nossa Senhora do Horto, em Dom Pedrito, ela estudou, quando tinha 15 anos de idade. Em Uruguaiana, recordamos que, de 1974 a 1977, assumiu a Direção da Escola N. Senhora do Horto.
Nossa Madre Petry esteve entre nós, visitando a Instituição Gianellina, para acompanhar o trabalho missionário e educativo que as Irmãs realizam, juntamente com leigos e leigas.
A Madre foi recepcionada por crianças, adolescentes e jovens nas escolas, com gestos de saudação e afeto. Educadores, Grupos Gianellinos e tantas outras pessoas tiveram oportunidade de um bate-papo caloroso com alguém que tem ricas experiências por percorrer muitas partes do mundo para incentivar a todos no caminho da missionariedade.  
Nas diversas localidades em que as FMH vivem e atuam, houve momentos de celebração e confraternização de muitos grupos com a Madre, bendizendo a Deus e estreitando laços de comunhão. Ela aproveitou todas as oportunidades de encontro para, além de olhar os prédios e verificar o andamento das obras e serviços, escutar as pessoas e a cada uma dizer a sua palavra amiga e desafiadora, reforçando a necessidade de testemunhar os valores cristãos, no estilo gianellino, nos espaços de missão que temos.
A Madre Terezinha, mais uma vez, demonstrou o quanto é significativa a presença educativo-evangelizadora das Irmãs no contexto social e eclesial dos tempos atuais. Nas Escolas, destacou a importância de um trabalho em equipe, com pessoas comprometidas com a formação das novas gerações e suas famílias.
Na quinta-feira santa, 17 de abril,  recordamos o gesto de Jesus que se pôs à mesa com seus discípulos, conversou com eles, deu-lhes o mandamento novo, partiu e repartiu o pão, tomando todos do mesmo cálice, o cálice da nova e eterna Aliança. E assim se despediu... Nesse dia, as Irmãs das Comunidades de Porto Alegre e o grupo de Funcionários e Funcionárias da Casa Provincial e Casa das Irmãs idosas, à hora do almoço, também se puseram à mesa, com a Madre Petry, para confraternizar. E assim nos despedimos... No dia seguinte, sexta-feira santa, retornou para Roma.
De coração agradecemos à Madre Terezinha Petry pelos dias de graça e luz que passamos juntas e pelas boas sementes de Bem que espalhou entre nós. Sua presença carismática cativou e animou a todos. Conforme deixou registrado na Ata da Visita, embora tenha visto as dificuldades existentes, constatou quanto a presença do Carisma hortano gianellino da Caridade Evangélica Vigilante leva os membros da Província de Porto Alegre a, COM ALEGRIA, FAZER-SE TODAS A TODOS.
Ir. Valdéte Pirocca  (Uruguaiana)
 Ir. Neiva Moresco (Porto Alegre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário